sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Treinamento com objetivos primários e secundários, prazer e obrigação.



Como qualquer atividade física efetuada com qualidade, é necessário que existam objetivos bem claros. Geralmente as pessoas começam atividades físicas com objetivos simples como lazer ou redução de peso, este início é algo importante para o sucesso ou o fracasso do treinamento.

Mais do que ter um objetivo, a escolha da atividade, a clareza dos objetivos e o comprometimento com os exercícios são essenciais para o sucesso. Lembrando que existem dois tipos de objetivos, os primários que devem ser colocados para serem cumpridos a longo prazo, e os secundários que podem ser encarados como estímulos à prática.


Para mim funciona assim, tenho o objetivo primário para 2017. Uma maratona de Mountain Bike de intensidade alta mas de período curto, dois dias de desafios que somados vão além de 160 km de trilhas com ascensões medianas para difíceis, a longo prazo pois estamos ainda no começo do ano e a prova será em setembro.

Os objetivos secundários são vários, entre eles tenho: terminar a prova bem, sem necessariamente buscar pódio mas estar classificado; reduzir o índice de gordura e peso; fazer cicloviagens curtas para condicionamento físico; melhorar o condicionamento na corrida; e melhorar o condicionamento na natação. Existem objetivos secundários que são esportes distintos, porém colaboram com a atividade principal.

A escolha da atividade está associada ao prazer, tem que ser algo que permita ao praticante uma sensação agradável. Tem gente de sente isso nas atividades de lutas, esportes a motor, corridas, ciclismo, resumindo... atividades que permitam a liberação de endorfina e adrenalina.

O comprometimento é associado ao costume, a rotina e a frequência. Fazer uma atividade física como obrigação é diferente de fazer uma atividade física como rotina, uma tende ao fracasso a outro tende à evolução técnica. Isso também depende de vários fatores como um bom professor, uma intensidade condizente com o preparo físico e um local agradável para a prática.

Resumindo, a atividade física deve ser efetuada como um projeto, com planejamento e objetivos claros, definindo constantemente metas e sempre preocupado em separar o prazer da obrigação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário