quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Logística para o Mountain Bike






Todo vez que um ciclista sai pra pedalar ele deve pelo menos estar preparado para trocar uma câmara de ar e sair do prego com ela cheia! Essa é a premissa, mas isso é o mínimo no pedal, pois dependendo de onde estiver a câmara e a bomba de ar não vão garantir o seu retorno para um lugar habitado ou seguro.

Diversas vezes passei por apuros no meio do nada e aprendi que o pneu furar é o padrão. Existem situações simples como uma corrente arrebentar até as complexas como uma gancheira ou um raio quebrar. Sim, uma corrente quebrar não é complexo, desde que tenha um bom kit de ferramentas, isso permitirá que possa continuar sua trilha com certa segurança, porém o caso de uma gancheira é mais complicado pois dependendo do dano, terá que retirar o câmbio traseiro e voltar pra casa sem passar as marchas! Isso também já aconteceu...

Já passei pela situação de ter furado o pneu 2 vezes, sem remendo, sem câmara e sem bomba de ar, pois tinha levado apenas CO2, quando isto aconteceu estava a 35 km do ponto de partida e não existia cobertura de celular pois era uma área rural - Era carnaval e estava na região da Serra da Mesa no interior do Goiás - Nesta situação lembrei que um amigo já havia passado por algo parecido e saiu do prego utilizando mato, isso mesmo, mato, mas muito mato, era mato suficiente para conseguir girar, então... era mato pra cara...o! Recentemente assisti outra técnica, aparentemente mais prática, o ciclista deve amarrar a câmara de ar próximo ao ponto de vazamento, no vídeo publicado o furo era um rasgo bem grande e na demonstração era possível voltar pedalando. Mais uma vez essa situação poderia ser amenizada se, no meu caso, tivesse investido, na época, e convertido minhas rodas para sistema Tube Less, que utiliza um líquido selante.

Já passei também pela situação da gancheira, não foi fácil voltar para casa, mesmo no asfalto a tendência da corrente é sempre ir para a marcha mais leve do cassete, isso é causado pelo desenho dos dentes, que possuem mecanismos que facilitam esse trabalho quando o câmbio está regulado, com isso a corrente acaba tensionando e impedindo o giro. Poderia ter levado uma gancheira de reserva e resolveria o problema.

Trilha ou Speed, pedais em locais ermos sempre devem ser planejados, de preferência estar acompanhado e possuir tanto a alimentação e a hidratação suficientes quanto os equipamentos necessários para ajudar ao máximo. Além disso existem as dicas, sempre consulte os companheiros de pedal, para saber como agir em uma situação crítica.

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