quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Pedalar em Brasília turismo arquitetônico para todos



Pedalar em Brasília é um turismo arquitetônico impressionante, parece que a cidade foi feita pensando no horizonte em composição com os prédios... pelo menos é o que eu acho.

É um prazer poder sair cedo de casa e encontrar diversas vias no centro da capital que permitem um pedal de qualidade, com diversos estímulos visuais. Claro que nem tudo é perfeito, as vias em sua maioria estimulam a velocidade e além disso, muitos motoristas ainda não compreendem as leis de trânsito e a necessidade do ciclista em utilizar a faixa da direita, mesmo que seja aquele cantinho sujo que nenhum carro anda.

Temos em Brasília grandes grupos de ciclistas, que exercem de certa forma um poder político interessante, estamos aprendendo a construir uma cidade que permita a locomoção das pessoas por ciclovias. Essa realidade é apenas para a Capital e não para as Cidades Satélites, renegadas pelo Governo do Distrito Federal em políticas urbanísticas e na qualidade do trânsito. Muitas delas, quando possuem ciclovias, não permitem a locomoção para pontos importantes como estações de metrô, pontos de ônibus ou para a Capital. Bem, isto é o que penso, acredito que um urbanista, arquiteto ou engenheiro de trânsito possa explicar melhor o que constato e acho.

Falando de Brasília, existem diversos quilômetros de ciclovias, que passam em vários pontos turísticos. Vale a pena pegar uma bike e passear pela cidade, inclusive por locais que nós brasilienses não temos como locais turísticos, que são as superquadras e a Rodoviária do Plano por exemplo. Temos a Esplanada do Ministérios, que permitirá ver a Catedral, a Praça dos Três Poderes, descendo mais um pouco verá os Palácios do Jaburu e da Alvorada, voltando poderá ver a Rodoviária do Plano, a Torre de TV, o Estádio Nacional (Mané Garrincha), os Museus do Índio e do Juscelino Kubitschek entre praças e canteiros muito arborizados e bonitos. Vale o passeio, recomendo inclusive que seja feito com uma máquina fotográfica e acompanhado da família e de amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário